Sabe quando você tem um dia super cansativo e estressante, e no caminho pra casa já está pensando naquele bolo na geladeira, na barra de chocolate no armário e por ai vai, porque você se vê merecedor devido ao dia que teve. Isso se chama "sistema recompensa".
Os alimentos industrializados, ricos em açúcar, principalmente, tem um poderoso efeito no nosso cérebro, especialmente em neurotransmissores como a dopamina. A dopamina, entre outras funções, é responsável pela sensação de bem estar,prazer, humor, recompensa agradável, é algo que nos deixa mais confortáveis e felizes. Porém o excesso da dopamina nos traz muitos problemas como por exemplo, falta de vontade, desmotivação, desânimo, apatia, sintomas que parecem preguiça, mas não é. E é ai que comer vira um ciclo vicioso: busca de recompensa > mal-estar > desespero > consumo e alívio > redução do mal-estar > satisfação > sentimento de culpa > tristeza e angustia > busca de prazer/recompensa.
Comer todas as porcarias desejadas acaba se justificando, devido aos problemas do dia a dia, a rotina, a baixa auto estima, as decepções, as tristezas, entre outras coisas. A fuga é sempre a comida. Junkfood é como uma droga, te da aquele prazer imediato, mas te destrói aos poucos.
Saiba que você não merece esse tipo de recompensa. Você merece coisa muito melhor, merece um corpo saudável, uma refeição nutritiva, um sono melhor.
Pare de alimentar seus problemas e alimente melhor o seu corpo.
O vício alimentar é algo muito sério, e algo muito ignorado pelas pessoas. Muita gente acredita que comida não vicia, mas vicia sim. Quando alguém diz: "eu não consigo VIVER sem comer isso ou aquilo" ela esta declarando o seu vicio. Determinados alimentos, como por exemplo o açúcar e o trigo (ingredientes presentes em praticamente todos os alimentos industrializados) têm efeitos altamente viciantes, e por isso geram uma absoluta dependência.
Isso é uma das principais razões pela qual algumas pessoas não conseguem manter a dieta. Uma pessoa viciada em comida é como uma pessoa viciada em qualquer outra coisa, não é saudável, não podemos deixar que um alimento nos domine, que conduza as nossas ações, nossas reações e nosso estado de espírito. Comer um doce para se acalmar é como usar qualquer outra droga para se acalmar. Não é a melhor terapia. O melhor a se fazer é reconhecer o vicio, procurar ajuda e se libertar. Tua vida não pode girar em torno de comida.
COMA PARA VIVER, NAO VIVA PARA COMER!
Algumas características são comuns em pessoas viciadas em comida, por exemplo:
•Você conta as horas e os minutos para a hora do lanche e já pensa na sobremesa do almoço/jantar.
•Come várias vezes ao dia mesmo sem ter fome.
•Mesmo depois de comer uma farta refeição e estando com o estômago cheio você ainda tem o desejo de comer certos alimentos (doce, geralmente).
•Quando você come aquele alimento desejado, mesmo de barriga cheia, você percebe que comeu demais.
•Quando você deseja muito muito um alimento, come como se não houvesse amanhã até ficar super estufado.
•Você se sente culpado depois que come, mas mesmo assim come novamente.
•Você dá varias desculpas pra comer aquilo que deseja, mesmo sabendo que não deveria comer.
•Você já tentou varias vezes parar de comer determinados alimentos ou diminuir a quantidade de refeições e lanches, mas falhou.
•Você esconde dos outros a real quantidade de junkfood que consome.
•Você é incapaz de controlar a sua ingestão de junkfood, mesmo sabendo que isso prejudica a sua saúde.
Se identificou com algum desses sintomas? Se identificou com mais de 6? Possivelmente você esteja viciado em comer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário