terça-feira, 4 de abril de 2017

Colesterol: Mitos e Verdades - Pt2






De onde vem todo aquele papo de que o colesterol faz mal saúde cardíaca? Bom, tudo começou com um estudo, muito mal feito por sinal, realizado por Ancel Keys, na década de 50. Nesse estudo ele tentou avaliar o consumo de gordura de 22 países de diferentes regiões e os índices de morte por doenças cardíacas. O consumo de gordura era calculado pela quantidade de gordura disponível no país, dividido pelo número de habitantes (sendo que boa parte da gordura de um país era usada para fazer sabão e não para consumo, enfim). Ao final do estudo Keys percebeu que havia países onde o "consumo" de gordura era elevado e as mortes por doenças cardíacas também, e que também existiam vários países que o consumo de gordura era elevado mas os índices de óbitos por doenças cardíacas era muito pequeno. Que conclusão se pode tirar disso? Apenas uma: que a ingestão de gordura pode não ser a causa de doenças cardíacas. Porém Keys estava tão convencido de que a gordura da dieta aumentava o colesterol e o colesterol elevado causava doença cardíaca que ele decidiu "mascarar" o estudo, publicando apenas a avaliação de 6 países que apresentaram alto consumo de gordura e altos índices de doenças cardíacas.
Podemos confiar num estudo assim? Com certeza não. No próximo post vou falar sobre o impacto do estudo de Keys nos órgãos mundiais de saúde da época e como isso se tornou "indiscutível" por muitos anos e, em partes, até os dias de hoje.

Depois da publicação do estudo de Keys, a American Heart Association se posicionou a respeito dizendo que toda essa especulação em volta dos malefícios da gordura não passava apenas de uma TEORIA, e que seria errado mudar a dieta de um país inteiro apenas baseado nessa frágil teoria. Porém.... Alguns anos depois Ancel Keys( o cara da teoria das gorduras e doença cardíaca) se encontrava como um forte membro do comitê da American Heart Association, e com isso ele conseguiu influenciar muita gente a acreditar na teoria dele. 

Por volta dos anos 70 a recomendação de cortar a gordura saturada da dieta virou lei, não porque foi comprovada alguma relação, mas porque muitos médicos passaram a acreditar em Keys. Em uma reunião POLÍTICA esse médicos apresentaram essa teoria como se fosse uma verdade absoluta, então como "medida preventiva" o governo decidiu recomendar que todos os americanos diminuíssem o consumo de gordura. E é por comer pouca gordura que hoje os americanos são o povo mais saudável do planeta! (Só que não). Depois que essa "lei" foi instituída, foi que decidiram fazer pesquisas para ver se realmente tem alguma relação entre comer gordura e doença cardíaca. O resultado dessas pesquisas? Veja abaixo


Com incentivo para que a população a diminuísse as gorduras da dieta, o governo resolveu fazer uma grande pesquisa para testar a teoria de que comer gordura entope os vasos. Um dos maiores estudos realizado nos anos 70 recrutou 12866 homens com alto risco cardiovascular para testar a hipótese de que uma dieta pobre em gorduras diminui a mortalidade. Esses homens foram divididos em dois grupos, um grupo teve que diminuir o consumo de gorduras e de colesterol da dieta, enquanto que o outro grupo não modificou nada em sua dieta. Depois de 7 anos de pesquisa não houve nenhuma diferença significativa na mortalidade entre os grupo, na verdade o grupo que fez as mudanças na dieta morreu um pouco mais.
Depois fizeram um estudo semelhante com 48835 mulheres, mas além da saúde cardiovascular eles tinham como objetivo avaliar a incidência de câncer de mama. Depois de 8 anos de pesquisa.... NADA. Foi provado que uma dieta sem gordura não teve efeito significante nem na proteção do câncer nem de doenças cardíacas. Por que ainda acreditamos que a gordura naturalmente presente nos alimentos nos faz mal? Porque a mídia nos diz isso. Para que deixemos de comer a manteiga que é mais natural para comer a MARGARINA que é industrializado, para que eles ganhem dinheiro, vendendo um produto dizendo que é "mais saudável" só porque é de origem vegetal... 😒 tenha dó!
Também para que você deixe de comer um abacate para comer um biscoito água e sal horroroso. E assim por diante. Eles sempre pregam que é melhor comer algo industrial do que algo natural. Não caia nessa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário