terça-feira, 4 de abril de 2017

Leite: Mitos e Verdades







Bem, hoje o post é novamente polêmico. Hoje vou falar um pouco sobre o leite e o mito do leite e do cálcio. 


Por que a vaca não toma leite? Nem o boi? Você já viu um bode velho mamando numa vaca? Os seres humanos são os mamíferos que tomam leite quando adultos e leite de outra espécie. Isso não te parece um pouco estranho? O leite de vaca foi feito pro bezerro, o da rata, pro ratinho e o do ser humano, para o ser humano. Cada espécie possui uma diferente composição do seu leite, de acordo com as necessidades e especificidades de cada espécie; Consumir leite de uma outra espécie pode trazer muitos malefícios. 


Você sabia que o consumo de leite está relacionado à maior incidência de dermatite atópica, cólica e constipação intestinal, diarreia, bronquite asmática, câncer de próstata e mama, etc..

Sempre que se fala em leite lembramos de cálcio e de osso, pois o tem cálcio no leite e precisamos de cálcio nos nossos ossos. Isso é verdade. Mas quem disse que INGESTÃO é a mesma coisa que ABSORÇÃO? Não é porque tem cálcio no leite da vaca que nós vamos absorver este cálcio, mesmo porque é um cálcio diferente e de difícil absorção para o ser humano, mas é de ótima absorção para o bezerro. Ou seja, VOCÊ não consegue suprir suas necessidades diárias de cálcio apenas por meio do leite, e seu corpo necessita de cálcio para contração muscular entre outras funções, ele vai tirar cálcio dos seus ossos, com certeza. E ai começa a osteoporose.

Produtos lácteos não fazem parte da dieta na China, Japão, Vietnã e Tailândia. E os habitantes desses países tem uma das mais BAIXAS taxas de osteoporose e fratura óssea no mundo. E os países com o MAIOR consumo de leite tem as maiores taxas de osteoporose, como os Estados Unidos.
Vegetais verde escuros possuem uma boa quantidade de cálcio, e uma ótima absorção.
Além da falta de um cálcio decente outros fatores podem desencadear a osteoporose como, tabagismo, álcool, anorexia, falta de atividade física, medicamentos, entre outros! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário