quinta-feira, 27 de abril de 2017

Iogurte Grego de Kefir




Difícil abrir mão do iogurte grego quando estamos em dieta low carb não é? Principalmente dos saborizados, de morango, laranja, frutas vermelhas... hummmm
Pois agora não é mais uma tortura, você pode fazer seu próprio iogurte! Quem faz dieta paleo low carb já está acostumado a ter que preparar, quase que do zero, tudo o que vai consumir, pois é assim que podemos ter certeza de que não há bruxarias em nossas refeições. E o iogurte é mais uma dela, quem tem o kefir de leite pode fazer de forma bem simples várias receitas, como por exemplo, queijo, grego, iogurte, yakult*, whey protein. Então vamos aproveitar, pois além de alimentos deliciosos, os derivados do kefir nos proporcionam muita qualidade nutricional, devido a fermentação.

Hoje vou mostrar como se faz o Iogurte Grego

Vamos precisar de:
  • Kefir fermentado (média de 12-16h de fermentação)
  • Um coador de pano
  • Um recipiente fundo, semelhante a uma jarra  
 Mais fácil que fazer ovo cozido:
       Apoie o coador na jarra e acrescente o kefir (conforme a imagem), deixe dessorando por 12h, dentro da geladeira.





Depois de sair todo o soro ele vai ficar assim na jarra. Isso nada mais é que o soro do leite, repleto de aminoácidos (whey).
E o que sobra no seu coador é o seu iogurte grego. Você pode bater com morangos, maracujá, kiwi, etc.




O sabor é incrível! Experimente. Na verdade, posso dizer que é exatamente igual ao que encontramos nos supermercados, porém sem adição de conservantes e toda aquela industrialização que já estamos acostumados a evitar.

Aproveitem =)


segunda-feira, 10 de abril de 2017

Kefir de Leite





Kefir é uma colônia de microrganismos simbióticos é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles.
A colônia de micro-organismos consome a lactose e reduz a caseína, albumina e outras proteínas aos aminoácidos que as constituem, além de sintetizar ácido láctico, a lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida. Ainda modificam os sais de cálcio para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano.
O preparado pode ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, égua e até de camela. Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir exige temperaturas mais baixas e é fermentado por trinta e sete tipos diferentes de micro-organismos em sua colônia.
Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam e por conseguinte aumentam mais rapidamente o seu tamanho.Deve-se utilizar no seu manuseio, instrumentos não metálicos, dada a possível reação do ácido da fermentação com os metais, mantendo-o em locais com pouca luz e de temperaturas exteriores o mais constantes possível - 15.°C até 40.°C - quanto maior a temperatura mais rápida será a fermentação, abaixo dos 10 °C o kefir entra em estado de hibernação, por isso se quiser ficar um período sem utilizá-lo, guarde-o num frigorífico.

Benefícios do Kefir
·         Diminui resistência à insulina
·         Diminui inflamação crônica
·         Melhora da tolerância à lactose
·         Melhora da imunidade
·         Melhora da flora intestinal
·         Ajuda a prevenir a obesidade
·         Diminui as concentrações séricas de triglicérides e colesterol
·         Propriedades antibacterianas
·         Protege contra o câncer
·         Ajuda no crescimento de cabelo, unha, e mantem uma pele saudável

O Kefir tem muitas propriedades nutricionais ainda a serem estudadas, mas os benefícios citados já foram provados e as pessoas que fazem uso podem confirmar a própria melhora na saúde. Há muitos grupos de doadores de kefir, encontre um, caso você ainda não possua sua colônia e comece a cultivar.

Referências 


sexta-feira, 7 de abril de 2017

Kombucha




O Kombucha é uma bebida probiótica obtida tradicionalmente a partir da fermentação do chá preto e/ou chá verde. Para a fermentação, prepara-se o chá, preto ou verde, pode ser qualquer infusão, desde que seja doce e que este não seja antibiótico natural. Depois de pronto e já resfriado, mistura-se com o vinagre da fermentação anterior e a colônia. Tudo isto é deixado em repouso para o processo de fermentação da bebida. Após alguns dias, quando quase todo o açúcar terá sido consumido para dar lugar às várias enzimas, vitaminas e ácidos, contudo, a bebida estará com um sabor ácido, mas, ainda, levemente doce e estará pronta a ser consumida.
O primeiro relato de produção e consumo de kombucha vem da China, em 221 a.C., durante a Dinastia Tsing[1]. O Kombucha vem sendo cultivado por milhares de anos por várias culturas. Durante as décadas de 1960 e 1970 a bebida tomou proporções globais, quando os hippies adeptos de praticas nutricionais naturais, difundiram o uso do chá fermentado.
O nome kombuchá vem de uma crença ocidental de que a colônia ou biofilme era na verdade uma alga marinha chamada kombu, e pelo fato de na Índia os chás provindos da Camellia sinensis serem chamados de cha ou chai. Descobriram depois que a colônia não era a tal alga, mas o nome já havia se popularizado.

Benefícios do Kombucha para a saúde:

1. Desintoxicação

A capacidade desintoxicante de kombucha é imensa. Um exemplo perfeito é a sua capacidade de neutralizar a toxicidade das células hepáticas.

Em um estudo, as células do fígado foram protegidas de lesões oxidativas e realmente mantiveram sua fisiologia normal, apesar de estarem expostas a uma toxina! Segundo os pesquisadores, isso "provavelmente deve-se à sua atividade antioxidante e poderia ser benéfico contra doenças hepáticas, onde o estresse oxidativo é conhecido por desempenhar um papel crucial".

2. Digestão

Naturalmente, a proeza antioxidante deste chá antigo neutraliza os radicais livres que criam desordem no sistema digestivo. No entanto, a maior razão do kombucha melhorar a digestão é por causa de seus altos níveis de ácido benéfico, probióticos e enzimas.

Algumas pesquisas mostraram a habilidade do kombucha de prevenir e curar úlceras estomacais e intestinais com vazamento.
Kombucha também pode ajudar a curar cândida dentro do intestino, pois ajuda a restaurar o equilíbrio do sistema digestivo, porque ele contém culturas probióticas que ajudam o intestino a repovoar com boas bactérias.

3. Energia

A habilidade do Kombucha de revigorar as pessoas é creditada à formação de ferro que é liberado do chá preto durante o processo de fermentação. Ele também contém alguma cafeína (embora em quantidades muito pequenas) e vitaminas do complexo B, que pode energizar o corpo.

Através de um processo especial conhecido como quelação, o ferro liberado ajuda a aumentar a hemoglobina no sangue, melhorando o fornecimento de oxigênio aos tecidos e estimulando o processo de produção de energia no nível celular. Em outras palavras, ao ajudar o corpo a criar mais energia (ATP), o chá antigo pode ajudar aqueles que regularmente o bebem a terem mais energia.

4. Saúde Imune

O efeito global que o kombucha tem para modular o sistema imunológico é melhor visto em sua capacidade de controlar os radicais livres através de medidas antioxidantes.

Clinicamente comprovado para diminuir o estresse oxidativo e imunossupressão relacionada, um poderoso antioxidante conhecido como ácido D-sacárico-1, 4-lactona (DSL) foi descoberto durante o processo de fermentação kombucha que não é encontrado somente no chá preto.

Os cientistas suspeitam que a DSL e a vitamina C presentes no kombucha são seus principais segredos na proteção contra danos celulares, doenças inflamatórias, tumores e depressão geral do sistema imunológico. Além disso, sabemos que os probióticos encontrados no kombucha apoiam o sistema imunológico.

5. Cuidados em comum

O Kombucha pode ajudar a reparar e prevenir danos nas articulações de várias maneiras. Ele é carregado com glucosaminas, que aumentam a produção de ácido hialurônico sinovial. Isso ajuda na preservação do colágeno e previne a dor artrítica. Da mesma forma que melhora o colágeno articular, também melhora o colágeno de todo o corpo e reduz a aparência de rugas na pele.

6. Prevenção do Câncer

O Kombucha também é benéfico para a prevenção e recuperação do câncer. Um estudo publicado no Cancer Letters descobriu que o consumo de ácido glucárico encontrado no kombucha reduziu o risco de câncer em seres humanos.

7. Perda de peso

Dados de um estudo realizado em 2005 mostraram que o kombucha melhora o metabolismo e limita a acumulação de gordura. Embora precisemos ver mais estudos antes que possamos confirmar esses resultados, faz sentido que kombucha ajude na perda de peso, uma vez que é elevado em ácido acético (tal como o vinagre de maçã é) e polifenóis, que são comprovados para ajudar a aumentar a perda de peso.


Referências

terça-feira, 4 de abril de 2017

Açúcar: Doce Veneno




O açúcar é uma DROGA, no sentido literal da palavra. Hoje é sabido que o açúcar tem o mesmo poder viciante que a cocaína, isso mesmo, cocaína. E há uma forma bem simples de resumir essa explicação. Ciclo vicioso do açúcar:

1- VC come açúcar, Você adora e quer mais, pois ele tem propriedades viciantes.
2- seus níveis de açúcar no sangue sobem. A dopamina é liberada no cérebro= prazer e vicio. Muita insulina é liberada para diminuir o açúcar no sangue.
3- os níveis de açúcar caem rapidamente. Níveis altos de insulina causam armazenamento de gordura( é ai que VC engorda). O corpo sente falta da alta de açúcar.
4- fome e loucura para comer açúcar de novo. O ciclo se repete.

O consumo do açúcar já é associado a doenças cardiovasculares, #obesidade e #diabetes ele também é um dos responsáveis pela deterioração da flora intestinal, tornando a parede intestinal permeável, facilitando assim a absorção de bactérias maléficas e diminuindo seu sistema de defesa (sistema imunológico). O açúcar também é responsável por estressar o cérebro, devido ao consumo excessivo, isso faz com que haja, aos poucos, o envelhecimento precoce dos neurônios. Sabe quando você se sente cansado por qualquer coisa, ou quando se esquece facilmente de coisas simples das quais deveria lembrar, ou quando, por mais que tente, não consegue se lembrar ou se concentrar em uma aula ou palestra, ou até mesmo quando alguém esta falando com você? Bom, isso não é a idade chegando é apenas resultado do consumo de açúcar. ATENÇÃO! Não resta apenas consumir com moderação, não há moderação para nenhuma droga, pois o minimo ingerido já faz muito mal, assim é para o açúcar.

LIBERTE-SE dele!

Leite: Mitos e Verdades







Bem, hoje o post é novamente polêmico. Hoje vou falar um pouco sobre o leite e o mito do leite e do cálcio. 


Por que a vaca não toma leite? Nem o boi? Você já viu um bode velho mamando numa vaca? Os seres humanos são os mamíferos que tomam leite quando adultos e leite de outra espécie. Isso não te parece um pouco estranho? O leite de vaca foi feito pro bezerro, o da rata, pro ratinho e o do ser humano, para o ser humano. Cada espécie possui uma diferente composição do seu leite, de acordo com as necessidades e especificidades de cada espécie; Consumir leite de uma outra espécie pode trazer muitos malefícios. 


Você sabia que o consumo de leite está relacionado à maior incidência de dermatite atópica, cólica e constipação intestinal, diarreia, bronquite asmática, câncer de próstata e mama, etc..

Sempre que se fala em leite lembramos de cálcio e de osso, pois o tem cálcio no leite e precisamos de cálcio nos nossos ossos. Isso é verdade. Mas quem disse que INGESTÃO é a mesma coisa que ABSORÇÃO? Não é porque tem cálcio no leite da vaca que nós vamos absorver este cálcio, mesmo porque é um cálcio diferente e de difícil absorção para o ser humano, mas é de ótima absorção para o bezerro. Ou seja, VOCÊ não consegue suprir suas necessidades diárias de cálcio apenas por meio do leite, e seu corpo necessita de cálcio para contração muscular entre outras funções, ele vai tirar cálcio dos seus ossos, com certeza. E ai começa a osteoporose.

Produtos lácteos não fazem parte da dieta na China, Japão, Vietnã e Tailândia. E os habitantes desses países tem uma das mais BAIXAS taxas de osteoporose e fratura óssea no mundo. E os países com o MAIOR consumo de leite tem as maiores taxas de osteoporose, como os Estados Unidos.
Vegetais verde escuros possuem uma boa quantidade de cálcio, e uma ótima absorção.
Além da falta de um cálcio decente outros fatores podem desencadear a osteoporose como, tabagismo, álcool, anorexia, falta de atividade física, medicamentos, entre outros! 

Colesterol: Mitos e Verdades - Pt3 Final







Colesterol "alto" é bom ou ruim?


Pra começar vamos entender o que significa um colesterol "alto". De acordo com a Associação Americana de Cardiologia, colesterol total sanguíneo elevado é quando ultrapassa 200mg/dL, e parece que quanto MENOR for o índice do seu colesterol, melhor. Será mesmo? Uma grande pesquisa publicada em 2005 mostrou que as chances de vc morrer de doenças cardíacas são grandes quando seu colesterol está entre 150-180, mostrou também que o colesterol abaixo de 200 aumentam as chances de morte por infeções e câncer!!! E como pode ser pregado que o colesterol tem que estar sempre abaixo desse valor? Vou contar uma pequena historia.
Com todo esse alarde feito sobre o colesterol a industria farmacêutica passou a produzir as estatinas(medicamentos que abaixam o colesterol sanguíneo), e mesmo muitos estudos provando que os benefícios dessa droga eram insignificantes, eles continuaram a comercializar e a usar um marketing forte para que todos acreditassem que elas realmente iriam evitar que você infartasse. O colesterol médio da população saudável na época era de 220mg/dL e foi ai que estipularam que o normal seria 200mg/dL, assim todos se preocupariam em baixar o colesterol fazendo uso das estatinas. Sim, acredite tudo se resume em $$$, capitalismo.


Em outra pesquisa publicada em 1987 foi provado que acima de 50 anos, o colesterol não aumenta risco de morte, mas a cada 1mg/dL de diminuição do colesterol há um aumento de 14% de morte por doença cardiovascular!!! Se depois dos 50 teu colesterol vai diminuindo maior chance de sofrer um infarto você tem! Em 2001 fizeram um estudo com idosos e constataram que houve um aumento na mortalidade em idosos com colesterol baixo e que a persistência de colesterol baixo por longo prazo na verdade aumenta o risco de morte. Depois de tudo o que mostrei aqui será que ainda da pra ter medo do colesterol? Não estou dizendo que é saudável ter o colesterol em 300-400mg/dL, e nem que você deve parar de tomar seus remédios pra colesterol por conta própria. Tenhamos bom senso por favor. Tudo oque mostrei nessa série de posts sobre o colesterol é baseado em pesquisas cientificas realmente relevantes, não é modinha, nem intriga da oposição. Criticar o senso comum, duvidar, questionar é importante para que a mente se abrar e para que os preconceitos sejam deixados de lado. Muito há o que se estudar e pesquisar a respeito do corpo humano, da saúde, da doença, da fisiologia, da nutrição, da medicina, da psicologia, sabemos pouco sobre nós.
Se você já tem ou tem interesse em ter um estilo de vida paleo low carb procure a ajuda de um nutricionista e um médico dessa linha para que te orientem da melhor forma.

Colesterol: Mitos e Verdades - Pt2






De onde vem todo aquele papo de que o colesterol faz mal saúde cardíaca? Bom, tudo começou com um estudo, muito mal feito por sinal, realizado por Ancel Keys, na década de 50. Nesse estudo ele tentou avaliar o consumo de gordura de 22 países de diferentes regiões e os índices de morte por doenças cardíacas. O consumo de gordura era calculado pela quantidade de gordura disponível no país, dividido pelo número de habitantes (sendo que boa parte da gordura de um país era usada para fazer sabão e não para consumo, enfim). Ao final do estudo Keys percebeu que havia países onde o "consumo" de gordura era elevado e as mortes por doenças cardíacas também, e que também existiam vários países que o consumo de gordura era elevado mas os índices de óbitos por doenças cardíacas era muito pequeno. Que conclusão se pode tirar disso? Apenas uma: que a ingestão de gordura pode não ser a causa de doenças cardíacas. Porém Keys estava tão convencido de que a gordura da dieta aumentava o colesterol e o colesterol elevado causava doença cardíaca que ele decidiu "mascarar" o estudo, publicando apenas a avaliação de 6 países que apresentaram alto consumo de gordura e altos índices de doenças cardíacas.
Podemos confiar num estudo assim? Com certeza não. No próximo post vou falar sobre o impacto do estudo de Keys nos órgãos mundiais de saúde da época e como isso se tornou "indiscutível" por muitos anos e, em partes, até os dias de hoje.

Depois da publicação do estudo de Keys, a American Heart Association se posicionou a respeito dizendo que toda essa especulação em volta dos malefícios da gordura não passava apenas de uma TEORIA, e que seria errado mudar a dieta de um país inteiro apenas baseado nessa frágil teoria. Porém.... Alguns anos depois Ancel Keys( o cara da teoria das gorduras e doença cardíaca) se encontrava como um forte membro do comitê da American Heart Association, e com isso ele conseguiu influenciar muita gente a acreditar na teoria dele. 

Por volta dos anos 70 a recomendação de cortar a gordura saturada da dieta virou lei, não porque foi comprovada alguma relação, mas porque muitos médicos passaram a acreditar em Keys. Em uma reunião POLÍTICA esse médicos apresentaram essa teoria como se fosse uma verdade absoluta, então como "medida preventiva" o governo decidiu recomendar que todos os americanos diminuíssem o consumo de gordura. E é por comer pouca gordura que hoje os americanos são o povo mais saudável do planeta! (Só que não). Depois que essa "lei" foi instituída, foi que decidiram fazer pesquisas para ver se realmente tem alguma relação entre comer gordura e doença cardíaca. O resultado dessas pesquisas? Veja abaixo


Com incentivo para que a população a diminuísse as gorduras da dieta, o governo resolveu fazer uma grande pesquisa para testar a teoria de que comer gordura entope os vasos. Um dos maiores estudos realizado nos anos 70 recrutou 12866 homens com alto risco cardiovascular para testar a hipótese de que uma dieta pobre em gorduras diminui a mortalidade. Esses homens foram divididos em dois grupos, um grupo teve que diminuir o consumo de gorduras e de colesterol da dieta, enquanto que o outro grupo não modificou nada em sua dieta. Depois de 7 anos de pesquisa não houve nenhuma diferença significativa na mortalidade entre os grupo, na verdade o grupo que fez as mudanças na dieta morreu um pouco mais.
Depois fizeram um estudo semelhante com 48835 mulheres, mas além da saúde cardiovascular eles tinham como objetivo avaliar a incidência de câncer de mama. Depois de 8 anos de pesquisa.... NADA. Foi provado que uma dieta sem gordura não teve efeito significante nem na proteção do câncer nem de doenças cardíacas. Por que ainda acreditamos que a gordura naturalmente presente nos alimentos nos faz mal? Porque a mídia nos diz isso. Para que deixemos de comer a manteiga que é mais natural para comer a MARGARINA que é industrializado, para que eles ganhem dinheiro, vendendo um produto dizendo que é "mais saudável" só porque é de origem vegetal... 😒 tenha dó!
Também para que você deixe de comer um abacate para comer um biscoito água e sal horroroso. E assim por diante. Eles sempre pregam que é melhor comer algo industrial do que algo natural. Não caia nessa!

Colesterol: Mitos e Verdades - Pt1





Nos próximos dias vou falar um pouco sobre o tão temido colesterol, explicando hoje o que ele é e pra quê ele serve.


O colesterol é uma molécula encontrada nas membranas celulares e transportado no sangue de todos os animais. Em média 70% do colesterol sanguíneo é produzido pelo nosso próprio corpo, apenas 30% advém dos alimentos que ingerimos. O colesterol é transportado no nosso sangue através de outras moléculas, chamadas lipoproteínas (LDL, HDL, VLDL). O colesterol é necessário para a produção da bile(substância essencial para a digestão das gorduras); ele também é importante para a absorção e metabolismo das vitaminas A,D,E e K, ele é o principal precursor para a sintese da vitamina D e de vários hormônios, como o cortisol, testosterona, aldosterona, entre outros. Podemos notar o quão importante é o colesterol, mas por que ele foi e ainda tem sido tão "demonizado" e causa tanto medo as pessoas? Confira no próximo post. 

Vício Alimentar







           Sabe quando você tem um dia super cansativo e estressante, e no caminho pra casa já está pensando naquele bolo na geladeira, na barra de chocolate no armário e por ai vai, porque você se vê merecedor devido ao dia que teve. Isso se chama "sistema recompensa".


         Os alimentos industrializados, ricos em açúcar, principalmente, tem um poderoso efeito no nosso cérebro, especialmente em neurotransmissores como a dopamina. A dopamina, entre outras funções, é responsável pela sensação de bem estar,prazer, humor, recompensa agradável, é algo que nos deixa mais confortáveis e felizes. Porém o excesso da dopamina nos traz muitos problemas como por exemplo, falta de vontade, desmotivação, desânimo, apatia, sintomas que parecem preguiça, mas não é. E é ai que comer vira um ciclo vicioso: busca de recompensa > mal-estar > desespero > consumo e alívio > redução do mal-estar > satisfação > sentimento de culpa > tristeza e angustia > busca de prazer/recompensa.


        Comer todas as porcarias desejadas acaba se justificando, devido aos problemas do dia a dia, a rotina, a baixa auto estima, as decepções, as tristezas, entre outras coisas. A fuga é sempre a comida. Junkfood é como uma droga, te da aquele prazer imediato, mas te destrói aos poucos.
Saiba que você não merece esse tipo de recompensa. Você merece coisa muito melhor, merece um corpo saudável, uma refeição nutritiva, um sono melhor.
Pare de alimentar seus problemas e alimente melhor o seu corpo.



             O vício alimentar é algo muito sério, e algo muito ignorado pelas pessoas. Muita gente acredita que comida não vicia, mas vicia sim. Quando alguém diz: "eu não consigo VIVER sem comer isso ou aquilo" ela esta declarando o seu vicio. Determinados alimentos, como por exemplo o açúcar e o trigo (ingredientes presentes em praticamente todos os alimentos industrializados) têm efeitos altamente viciantes, e por isso geram uma absoluta dependência.
Isso é uma das principais razões pela qual algumas pessoas não conseguem manter a dieta. Uma pessoa viciada em comida é como uma pessoa viciada em qualquer outra coisa, não é saudável, não podemos deixar que um alimento nos domine, que conduza as nossas ações, nossas reações e nosso estado de espírito. Comer um doce para se acalmar é como usar qualquer outra droga para se acalmar. Não é a melhor terapia. O melhor a se fazer é reconhecer o vicio, procurar ajuda e se libertar. Tua vida não pode girar em torno de comida. 


COMA PARA VIVER, NAO VIVA PARA COMER!


Algumas características são comuns em pessoas viciadas em comida, por exemplo:
•Você conta as horas e os minutos para a hora do lanche e já pensa na sobremesa do almoço/jantar.
•Come várias vezes ao dia mesmo sem ter fome.
•Mesmo depois de comer uma farta refeição e estando com o estômago cheio você ainda tem o desejo de comer certos alimentos (doce, geralmente).
•Quando você come aquele alimento desejado, mesmo de barriga cheia, você percebe que comeu demais.
•Quando você deseja muito muito um alimento, come como se não houvesse amanhã até ficar super estufado.
•Você se sente culpado depois que come, mas mesmo assim come novamente.
•Você dá varias desculpas pra comer aquilo que deseja, mesmo sabendo que não deveria comer.
•Você já tentou varias vezes parar de comer determinados alimentos ou diminuir a quantidade de refeições e lanches, mas falhou.
•Você esconde dos outros a real quantidade de junkfood que consome.
•Você é incapaz de controlar a sua ingestão de junkfood, mesmo sabendo que isso prejudica a sua saúde.
Se identificou com algum desses sintomas? Se identificou com mais de 6? Possivelmente você esteja viciado em comer.

Frutose: Bem ou mal?





Você sabe o que é a FRUTOSE? 


É o famoso açúcar da fruta? Sim, mas não apenas isso. A frutose é o principal açúcar usado na indústria para adoçar os refrigerantes e sucos. Opa, então quer dizer que o açúcar do refrigerante é bom porque é o mesmo da fruta? Com certeza não. A frutose usada na indústria vem do xarope de milho, é altamente doce, ele também é conhecido como açúcar invertido. A frutose, independente de onde ela venha, tem seus perigos, principalmente quando consumida de forma isolada e concentrada. As frutas contém frutose, umas mais do que outras, mas isso não faz da fruta uma vilã, pois juntamente com a frutose há a fibra e isso torna a absorção um pouco mais lenta e menos prejudicial (veneno+ antídoto). Maasss quando você espreme a fruta e faz um suco, você jogou toda a fibra fora e concentrou ali toda a frutose, e no caso, o "saudável" se tornou prejudicial. Muitos e muitos estudos já provam que a frutose colabora para a obesidade, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, esteatose hepática não alcoólica (quando a pessoa desenvolve "fígado gorduroso" e até uma cirrose sem ter o álcool como culpado), aumenta os triglicerídeos, aumenta a FOME. 

Ou seja, a frutose não é nem de longe uma opção saudável. Por isso evite o consumo de produtos industrializados, bebidas adocicadas e SUCO natural de frutas! COMA A FRUTA, com todas as fibras que ela tiver.
Em um tratamento para emagrecimento nunca se deve retirar todas as frutas do cardápio, converse com seu nutricionista que ele saberá te orientar.

Alimentos transgênicos - Pt4 Final




Esse é o post que completa a série "Alimentos Transgênicos", que dividi anteriormente em 3 posts, sendo esse o 4º e último post a respeito. Vamos lá!

Hoje já existem muitos alimentos transgênicos disseminados pelo mundo, alguns grãos já quase não os encontramos na forma tradicional, apenas o modificado.
Aqui no Brasil o campeão dos transgênicos é a SOJA que em 2013 ocupava 92% dos hectares de plantações. Em seguida vem o MILHO 🌽 com 90%, também em 2013. Hoje, acredito que deva ser quase 100%. Milhares e milhares de produtos contém amido de milho, e todos são transgênicos, até mesmo um tempero chamado 'colorau', que provém de uma planta e por isso seria um tempero natural e saudável, infelizmente é misturado com amido de milho transgênico. Há muitas empresas que se recusam a colocar nos rótulos a marcação transgênica, empresas grandes, líderes de mercado. Não confie nem nos rótulos. Em terceiro lugar temos o ALGODÃO com 47% dos hectares, sim, eles também criaram o algodão transgênico. Temos também o FEIJÃO, distribuído pela própria Embrapa, um produto geneticamente modificado desenvolvido por uma instituição pública brasileira. Tem também o ARROZ mas parece que ainda não chegou ao Brasil, está sendo testado na China. Tem o MAMÃO PAPAYA, mas não é vendido no Brasil (graças a Deus). E temos, além de grãos, vegetais e fruta, um animal transgênicos, o SALMÃO. O peixe foi geneticamente modificado para crescer e se multiplicar mais rápido, não se sabe o impacto na saúde humana, mas comercializam mesmo assim. 😕


Todos os dias testes e mais testes são feitos com diversos vegetais e frutas, querem acabar com os alimentos naturais e implantar os transgênicos em todo o mundo.
Não estamos de mãos atadas! Podemos buscar mais informações, cobrar identificação nos produtos , dizer NÃO aos geneticamente modificados! O que não podemos é fechar os olhos para isso.

Alimentos transgênicos - Pt3




Mesmo sabendo dos malefícios dos alimentos transgênicos,tanto para humanos quanto para animais e até para o meio ambiente, quase nada é feito a respeito. Aqui no Brasil temos uma lei que "obriga" o aviso na rotulagem em produtos que contenham no mínimo 0,8% de transgênicos. E o aviso é a letra 'T' dentro de um triângulo amarelo, como o da foto acima. Em um supermercado é bem fácil encontrar muitos produtos com este símbolo, mas você já viu algum comercial falando dos transgênicos? Alguma campanha nacional alertando as pessoas sobre isso? De maneira nenhuma, mas em 2003 já houve uma propaganda a favor dos transgênicos, e o comercial dizia bem assim: "A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTROLOGIA APOIA ALIMENTOS TRANSGÊNICOS, COMA TRANSGÊNICOS". E no decorrer do comercial é dito muitas mentiras sobre os "benefícios" desses alimentos, tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.


A maioria das pessoas não têm a minima ideia do que sejam transgênicos, que dirá se isso é bom ou ruim, nem em que produtos tem isso ou não. Para a maioria dos consumidores isso não faz a menor diferença, mas para a sua saúde isso faz muita diferença. Eu acredito que existam produtos que são transgênicos mesmo o rótulo dizendo que não são, não dá pra confiar numa legislação manipulada pela indústria. Na França são realizadas campanhas anti transgênicos, o governo paga um valor maior para produtores que usam grãos tradicionais, isso é incrível e invejável. Enquanto isso o Brasil é o SEGUNDO maior exportador de transgênicos do mundo!!
E nos Estados Unidos não há nenhuma lei que obrigue o alerta de transgênicos nos rótulos dos produtos, as pessoas nem sabem o que estão comendo...
No próximo post vou falar quais são os grãos e vegetais transgênicos mais disseminados pelo mundo e a porcentagem deles no nosso país.

Alimentos transgênicos - Pt2



Nos anos 90 os alimentos transgênicos começaram a ser espalhados pelo mundo. Sem NENHUM experimento que mostrasse a sua ação nos seres vivos, esses grãos geneticamente modificados foram aprovados pelos órgãos de saúde de vários países, incluindo o Brasil. Alguns países da Europa, claro, exigiram pesquisas e mais pesquisas antes de abrirem as portas para essa nova biotecnologia. Mas como será que o governo e os órgãos de segurança alimentar permitiram o plantio e a comercialização desses grãos sem nem ao menos saberem o que eles podem fazer num organismo vivo?
A resposta é $$$$$


Acreditem ou não, mas muitos funcionários influentes da Monsanto passaram a ocupar cargos importantes dentro da FDA(órgão de segurança alimentar americano), anos antes da aprovação dos transgênicos. Em resumo, a empresa COMPROU o governo, sim, subornou, ofereceu bilhões de dólares, fez uma jogada de mestre, para esconder o veneno por trás de seus "poderosos grãos"!


Outros cientistas, não corruptos, fizeram pesquisas com esses grãos e constataram todos os seus malefícios aos seres vivos 👉🏻
•aumento de resistência aos antibióticos, ou seja, o antibiótico começa a perder o seu efeito em pessoas ou animais que consomem esses alimentos.
•aumento de toxidade nos alimentos, ou seja, consumimos mais toxinas vindas dos transgênicos.
•altamente cancerígeno❗️❗️


Quer um exemplo? Já parou pra olhar a embalagem da ração do seu gato/cão? Com certeza tem esse símbolo da foto acima, isso significa que é feito de grãos transgênicos, e vc já parou pra pensar em quantos casos de câncer nesse animais temos hoje? Há alguns anos nunca se ouviu falar de cachorro morrendo de câncer no cérebro, no útero, no intestino!!! Isso é assustador, e tem se tornado muito comum hoje em dia, e o que mudou? A ração!
Falarei mais no próximo post.